FAQ

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Perguntas Frequentes

Sobre a expertise da Medicalog

As cinco forças de Porter é um modelo de análise de competição entre empresas. Foi criado em 1979 pelo professor Michael Porter e é muito usado na administração de empresas e em estratégias de marketing, e são elas: Concorrentes, Substitutos, Fornecedores, Clientes e Entrantes.
O esquema 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Utilização), Seiton (arrumação),Seiso (limpeza), Shitsuke (Disciplina) Seiketsu (higiene). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.
As sete ferramentas do controle de qualidade são: As Sete Ferramentas Básicas de Qualidade são uma designação dada a um jogo fixo de técnicas vívidas identificado como sendo muito útil em assuntos diagnosticando relacionado a qualidade.
Trata-se de um método de avaliação voluntário, periódico e reservado dos recursos institucionais de cada hospital para garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos.
Autorização Especial
O Certificado de AFE (Autorização de Funcionamento de Empresa) é um documento emitido pela ANVISA que comprova que a empresa está autorizada a exercer as atividades descritas no certificado, além de constar o número da autorização da empresa e endereço.

Análise preditiva pode auxiliar os administradores na prevenção de problemas estruturais que prejudiquem o negócio, sinalizando e corrigindo falhas estruturais que podem se tornar danosas.Análise preditiva pode auxiliar os administradores na prevenção de problemas estruturais que prejudiquem o negócio, sinalizando e corrigindo falhas estruturais que podem se tornar danosas.

O APQP - sigla para o termo em inglês Advanced Product Quality Planning ou Planejamento Avançado da Qualidade do Produto - é uma série de procedimentos e técnicas usadas para gerenciar a qualidade produtiva.

Backhauling consiste no aproveitamento da utilização do frete retorno da Operação, onde o mesmo veículo que abastece as Lojas, retorna com a mercadoria reversa para o Centro de Distribuição

Business-to-business, expressão identificada pela sigla B2B, utilizada para definir transações comerciais entre empresas.

Business-to-consumer, B2C, também business-to-customer, é o comércio efetuado diretamente entre a empresa produtora, vendedora ou prestadora de serviços e o consumidor final.

Legislação relacionada a Boas Práticas na produção de produtos para a saúde. Esta determina os requisitos aplicáveis aos estabelecimentos que fabricam ou comercializam esses produtos de forma a garantir a qualidade do processo, visando a segurança e eficácia dos mesmos e o controle dos fatores de risco à saúde do consumidor.

Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida pelos professores da Harvard Business School (HBS) Robert Kaplan eDavid Norton, em 1992. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infra-estrutura baseiam-se normalmente em metodologias consagradas que podem utilizar a TI (tecnologia da informação) e os softwares de ERP (Enterprise Resource Planning) como soluções de apoio, relacionando-a à gerência de serviços e garantia de resultados do negócio.

O brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

Um orçamento é uma expressão quantitativa de um plano para um período de tempo definido. Pode incluir volumes de vendas planejados e as receitas, as quantidades de recursos, custos e despesas, ativos, passivos e fluxos de caixa. Ela expressa os planos estratégicos das unidades de negócios, organizações, atividades ou eventos em termos quantificáveis.

Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.

Consiste no processo de busca das melhores práticas numa determinada indústria e que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e através do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar a forma como realiza a mesma ou uma função semelhante.

O processo de boxing consiste no acondicionamento de peças ou embalagens em uma embalagem padrão para transporte. O processo de unboxing consiste no processo inverso, a partir de uma embalagem padrão.

Controle Estatístico de processos

O Conselhos Federal de Farmácia é o órgão representativo, regulador e fiscalizador dos profissionais farmacêuticos regidos pela lei do Brasil. Existem Conselhos Regionais de Farmácia em quase todos os estados da federação que têm como missão defender o usuário do medicamento no sistema de saúde, garantindo-lhe o acesso a assistência farmacêutica, ao medicamento com qualidade e ao seu uso de forma racional. É sua missão ainda zelar pela ética da profissão farmacêutica, incluindo todos os seus campos de atuação, principalmente a produção e dispensação de medicamentos, as análises clínicas e a área de alimentos.

CMVS é o registro dos dados de identificação de estabelecimentos e equipamentos de interesse da saúde no órgão de vigilância em saúde do município, bem como a autorização para o início de tais atividades, conforme o Decreto Municipal nº 50.079/08 que regulamenta a Lei Municipal nº 13.725/04.

Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente. Criada para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contato com o cliente.

Cross-docking é operação simultânea de movimentação de materiais entre a doca de entrada e a doca de saída, sem a necessidade da estocagem física. Em Centros de Distribuição essa prática é bastante comum para itens de alto giro e para itens pendentes em pedidos atrasados (“back orders”). Nas transportadoras, tem como finalidade o intercâmbio de mercadorias, vindo ou indo para destinos diferentes. Nesse conceito, o cross-docking funciona como um hub, recebendo mercadorias de diversas localidades, consolidando, e encaminhando para seus destinos finais. É uma área de passagem, de transição e de fluxo contínuo de materiais. O cross-docking tem como finalidade principal a agilização da atividade de transportes e a otimização da capacidade de transporte de veículos de carga, através da consolidação de cargas.

O Dashboard é construído para que os gestores possam ter acesso de forma sistemática à informação mais relevante sobre a performance organizacional da sua instituição, ou seja, a história da sua atividade.

DANTOTSU é uma palavra japonesa que significa lutar para se tornar o melhor dos melhores, com base num aprimoramento que consiste em procurar, encontrar e superar os pontos fortes dos concorrentes.

Um armazém de dados, ou ainda depósito de dados, é utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatórios, a análise de grandes volumes de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão.

O estabelecimento da diretriz organizacional ou determinar a meta da organização é a segunda etapa do processo de gestão estratégica. Há nesta etapa dois indicadores principais de direção para os quais uma organização é levada: a missão e os objetivos organizacionais.

Redução dos níveis hierárquicos em uma organização com o objetivo de aproximar os níveis operacionais da alta direção.

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha-de-peixe é uma ferramenta gráfica utilizada para o gerenciamento e Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos, especialmente na produção industrial. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe[1] , é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.[1]

Data mart (repositório de dados) é subconjunto de dados de um Data warehouse (armazém de dados). Geralmente são dados referentes a um assunto em especial (ex: Vendas, Estoque, Controladoria) ou diferentes níveis de sumarização (ex: Vendas Anual, Vendas Mensal, Vendas 5 anos), que focalizam uma ou mais áreas específicas. Seus dados são obtidos do DW, desmoralizados e indexados para suportar intensa pesquisa.

EAN-13 (sigla de European Article Number) é um código de barras no padrão EAN definido pela GS1, adaptado em mais de cem organizações membros GS1, para a identificação dos itens, principalmente nos Pontos de Venda/Varejo.

Intercâmbio eletrônico de dados (EDI) é um método de comunicação eletrônica que fornece padrões para a troca de dados através de quaisquer meios eletrônicos.

Dar poder ao grupo/equipe ou estabelecimento de autonomia e responsabilidade às pessoas na tomada de decisões e ações.

Marketing interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar o indivíduo.

Eixos estratégicos ou direções estratégicas representam as escolhas estratégicas responsáveis pelo alcance dos resultados desejados com o Planejamento da empresa. Esse conjunto de eixos estratégicos, portanto, deve permear os caminhos a serem percorridos para o sucesso de sua missão e servir de convergência dos demais dispositivos hierárquicos, combinando-se preferencialmente entre si.

Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.

Um processo de negócio, processo organizacional ou método de negócio é um conjunto de atividades ou tarefas estruturadas relacionadas que produzem um serviço ou produto específico (fornece uma meta particular) para seus clientes ou para um cliente particular.

Forecast é uma expressão usada na área administrativa financeira das empresas. O conceito de Forecast, também chamado de “orçamento revisado”, é um método de previsão, análise e revisão de um orçamento, baseado na atual situação da empresa, porém, dependendo da volatilidade dos mercados essa previsão pode mudar.

FEFO, do acrônimo inglês "First-Expire, First- Out" ou Primeiro que Vence é o Primeiro que Sai. Serve para gerenciar o arranjo e expedição de matérias-primas ou mercadorias de um estoque, levando em consideração o seu prazo de validade.

FIFO (acrônimo para First In, First Out, que em português significa primeiro a entrar, primeiro a sair) refere-se a estruturas de dados do tipo fila. Tem uma estrutura diferente da estrutura de uma LIFO (que significa Last In, First Out, as pilhas).

A Análise do modo e efeito de falha ou simplesmente (FMEA) é um estudo sistemático e estruturado das falhas potenciais que podem ocorrer em qualquer parte de um sistema para determinar o efeito provável de cada uma sobre todas as outras peças do sistema e no provável sucesso operacional, tendo como objetivo melhoramentos no projeto, produto e desenvolvimento do processo.

Quando alguém realiza um follow up, significa que está fazendo uma avaliação de algo já foi feito, para obter uma resposta. O follow up é muito comum nas áreas comerciais e de compras das empresas.

Atender no tempo e no prazo. É o conjunto de operações e atividades desde o recebimento de um pedido até sua entrega.

Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo).

Inovação significa novidade ou renovação. A palavra é derivada do termo latino innovatio, e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores.

Just In Time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes.

Kaizen (do japonês, "melhoria" ou "mudança para melhor"), refere-se a filosofia ou práticas que incidem sobre a melhoria contínua dos processos de manufatura, engenharia, gestão de negócios ou qualquer processo como até mesmo na área da saúde.

Um Indicador-chave de desempenho (em inglês Key Performance Indicator KPI, ou até mesmo como "Key Success Indicator" KSI), são ferramentas de gestão para se realizar a medição e o consequente nível de desempenho e sucesso de uma organização ou de um determinado processo, focando no “como” e indicando quão bem os processos da empresa estão, permitindo assim, que seus objetivos sejam alcançados

Lead time ou tempo de aprovisionamento ou ainda ciclo, em português europeu, é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término. A definição mais convencional para lead time em Supply Chain Management (SCM) é o tempo entre o momento de entrada do material até à sua saída do inventário.

Lean Logistics é a atividade de logística que se baseia no modelo de gestão denominado “Sistema Lean”, filosofia de gestão embrionária do modelo Toyota, que, em essência, visa identificar, em qualquer processo produtivo, as atividades que agregam valor aos clientes e eliminar os desperdícios

A logística in-house abrange todas as atividades que podem ser realizadas por um Operador Logístico dentro da planta ou armazém do cliente, a saber: Recebimento de matéria prima e seu armazenamento, controle de estoque, abastecimento e a transferência entre linhas de produção, a armazenagem dos chamados produtos acabados, serviços de valor agregado (etiquetagem, montagem de kits, etc.), separação de pedidos, carregamento até a expedição para os clientes finais.

É o transporte de peças e/ou embalagens entre dois pontos (Fornecedor <-> Cliente, Fornecedor <-> Cross-Docking e Cross-Docking <-> Cliente).

MASP é a abreviatura usada para o método de análise e soluções de problemas é um roteiro complexo utilizado para resoluções de problemas em empresas, trata-se de uma metodologia para manter e controlar a qualidade de produtos, processos ou serviços.

Parcela do mercado abocanhada ou participação no mercado.

Milk Run consiste num planejamento de entregas, mantido por uma empresa de transporte, onde para cada dia a empresa realiza uma coleta dos componentes de cada fornecedor em quantidades pré-determinadas com o objetivo de os entregar no fabricante

A Matriz GE / McKinsey é um modelo para análise de portfólio de unidades de negócios. O melhor portfólio de negócios é aquele que se encaixa perfeitamente aos pontos fortes da empresa e ajuda a explorar as indústrias e mercados mais atrativos.

Meritocracia é um sistema de gestão que considera o mérito, como aptidão, a razão principal para se atingir posição de topo.

Metadados, ou Metainformação, são dados sobre outros dados. Um item de um metadado pode dizer do que se trata aquele dado, geralmente uma informação inteligível por um computador. Os metadados facilitam o entendimento dos relacionamentos e a utilidade das informações dos dados.

O Metamercado é um agrupamento de produtos e serviços complementares e estreitamente relacionados uns com os outros na mente do consumidor, mas que se estendem por vários setores.

Instrumento de estudo das inter-relações e complementaridades que ocorrem no universo do mundo hospitalar e que formam o arcabouço sobre o qual se sustenta.

O mercado hospitalar é formado por um intrincado conjunto de empresas que atuam oferecendo produtos e serviços tanto em nível do B2B (Business to Business) como do B2C (Business to Consummer).

Consiste no conjunto de Políticas, Normas, Regulamentações, Ferramentas, Habilidades, Conhecimentos, Know How e Expertise com que a medical Log gerencia seus processos Logísticos Hospitalar.

Ferramenta que pode ser utilizada para direcionar as ações de melhoria de desempenho com foco nos clientes externos e também nos internos.

Planejamento das necessidades de materiais conhecimento de todos os componentes de um determinado produto e os tempos de obtenção de cada um deles, podemos, com base na visão de futuro das necessidades, calcular o quanto e quando se deve obter de cada item, de forma que não haja falta e nem sobra no suprimento das necessidades da produção.

Manufacturing Resource Planning (MRP II), além das quantidades e momentos de aquisição ou fabricação de cada item, são calculados e planejados os recursos a serem utilizados, como a capacidade de máquina, os recursos humanos necessários, os recursos financeiros, etc.

A missão de uma empresa pode ser definida como a razão pela qual ela existe, o motivo pelo qual ela foi concebida e projetada. ... Geralmente, a missão de uma organização é definida por seus fundadores que, ao criar o negócio, estabelecem os objetivos sociais, humanos e financeiros da empresa

Networking é uma expressão que representa uma rede de contatos.

No Brasil, as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e medicina do trabalho. Essas normas são citadas no Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os Objetivos da qualidade são estratificados da Política da Qualidade da organização. Eles devem traduzir como deveremos acompanhar a evolução de um determinado processo, produto ou negócio. Todos os objetivos devem ser medidos e quantificados através de indicadores.

OLAP, ou On-line Analytical Processing é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas.

A logística Outbound, por sua vez, tem um papel importante, assegurando a distribuição de matérias e produtos acabados nos pontos de uso/consumo de maneira mais eficiente possível e nivelado com a demanda. Avanços na manufatura exigem que a logística repense sua sistemática de trabalho, muitas vezes focada em otimizações pontuais de transportes, sem pensar na eficiência do sistema como um todo.

Terceirização ou Outsourcing são uma forma de organização estrutural que permite a uma empresa privada ou governamental transferir a outra suas atividades-meio, proporcionando maior disponibilidade de recursos para sua atividade-fim, reduzindo a estrutura.

On Time In Full. Pedido perfeito atendendo todas as condições acordadas, como datas, valor, quantidade, etc.

O S&OP (Sales Operations Planning -  Planejamento de Vendas e Operações) tem como objetivo principal, estruturar a empresa para gerar planos de vendas, produção, financeiro e introdução de novos produtos e tem a função de fazer com que as diversas áreas da empresa deixem de  conversar somente na sua estrutura hierárquica vertical e passem também a conversar em uma estrutura horizontal.

PDCA (do inglês: PLAN - DO - CHECK - ACT) é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos. É também conhecido como o círculo/ciclo/roda de Deming, ciclo de Shewhart, círculo/ciclo de controle, ou PDSA (plan-do-study-act). Outra versão do ciclo PDCA é o OPDCA, onde a letra agregada "O" significa observação ou como algumas versões dizem "Segure a condição atual". Esta ênfase na observação e na condição atual é utilizada frequentemente na produção enxuta (Lean Manufacturing / Toyota Production System) do Sistema Toyota de Produção.

Padrão Descritivo de Materiais

Ponto de venda ou PDV (do inglês "point of sale", POS) é um local onde um produto é exposto de forma permanente, independentemente de sazonalidade ou promoção em que sejam oferecidas, por tempo limitado, vantagens adicionais aos consumidores.

O picking, também conhecido por order picking (separação e preparação de pedidos), consiste na recolha em armazém de certos produtos (podendo ser diferentes em categoria e quantidades)

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.

Planeamento operacional é a formalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos das metodologias de desenvolvimento e implantações estabelecidas e é desenvolvido pelos baixos níveis de gerência.

Planejamento tático é o planejamento realizado no nível intermediário da organização e ocupa-se, entre outras coisas, com a alocação de recursos. Integra a estrutura da organização para fazer frente aos desafios estratégicos, desdobrando os objetivos institucionais em objetivos departamentais.

O plano de ação é uma ferramenta fundamental para organizarmos todas as ações necessárias ao atingimento de determinado objetivo.

O Manual de Política da Qualidade, em administração, tem por objetivo principal firmar os compromissos da empresa com a garantia da qualidade perante seus clientes, ou seja, demonstrar suas verdadeiras intenções e as diretrizes globais da organização, relativas à qualidade, formalmente expressas pela alta direção, com relação aos seus produtos e serviços.

Planejamento e Controle de Produção ou Planeamento e Controle da Produção é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.

Sinónimo de previsão, do latim praedictĭo, uma predição é uma expressão que antecipa aquilo que, supostamente, vai acontecer.

Projeto                Um projeto em negócio e ciência é normalmente definido como um empreendimento colaborativo, frequentemente envolvendo pesquisa ou desenho, que é cuidadosamente planejado para alcançar um objetivo particular.

Roadmap é uma ferramenta gestão. Com ele é possível planejar e comunicar a visão de futuro que vc tem para o seu produto ou para sua empresa

Identificação por radiofrequência ou RFID (do inglês "Radio-Frequency IDentification”) é um método de identificação automática através de sinais de rádio, recuperando e armazenando dados remotamente através de dispositivos denominados etiquetas RFID.

SDCA consiste em garantir, através de auditoria, que o trabalho padronizado está a ser respeitado e é suficiente. Isso pressupõe uma disciplina de toda a organização para acompanhar o trabalho padronizado e uma obrigação de liderança para reforçar a adesão e, em caso de falta de aderência, determinar a razão pela qual a ajuda e desenvolver e implantar uma contramedida adequada. Às vezes, a falta de aderência é impulsionada por um ou mais dos seguintes procedimentos: o processo é insuficiente, uma maneira melhor foi adotada (e deve ser refletida no trabalho padronizado atualizado), formação insuficiente, desobediência deliberada, etc.

Supply Chain Management (SCM) é a gestão do fluxo de bens e serviços. [ 2 ] Ele inclui a movimentação e armazenagem de matérias-primas , estoque em processo e produtos acabados a partir do ponto de origem ao ponto de consumo.

Consiste em uma ferramenta logística de roteirização que, através de simulações, permite adequar o melhor desenho de coletas em uma mesma região. Otimizar frota de veículos. Incluir os pedidos dos fornecedores (demanda de coleta) na ferramenta. Melhorar as condições de tempo e distância das rotas. Melhorar a qualidade do atendimento. Reduzir o custo do transporte.

É uma solução de planejamento de embarque de carga, alocação de containers, cálculo de frete e otimização de espaço. Ela determina como lidar de maneira eficiente com carregamento de produtos de tamanhos variados em caminhões assim os utilizadores podem melhorar a eficiência de alocação de carga e reduzir os custos de envio em até 25%.

Prazo de validade é o período de tempo que uma mercadoria pode ser armazenada sem se tornar impróprio para uso ou consumo.

Sales and Operations Planning é um processo de gerenciamento integrado através do qual se atinge, continuamente, o foco e alinhamento entre todas as funções da organização.

Six Sigma é um conjunto de técnicas e ferramentas para melhoria de processos. Ele foi desenvolvido pela Motorola em 1986. Jack Welch tornou central para sua estratégia de negócios na General Electric em 1995.

Um Acordo de Nível de serviço (ANS ou SLA, do inglês Service Level Agreement) é um acordo firmado relacionado as metas de nível de serviço, além dos papéis e responsabilidades das partes envolvidas no acordo.

São projetos desenvolvidos exclusivamente para os clientes visando o atendimento de suas demandas.

A Medicalog desenvolve e executa soluções customizadas para toda a cadeia de suprimentos (supply chain) de diversos segmentos industriais através de uma equipe especializada em projetos e com profissionais com grande experiência em operações complexas, prontos para oferecer soluções inovadoras e eficientes.

Palavra, que significa depositários. Pessoa ou grupo com interesse na performance de organização e no meio ambiente na qual opera.

Sourcing estratégico institucional é uma aquisição processo que melhora continuamente e reavalia as atividades de compra de uma empresa. Em um ambiente de produção, é muitas vezes considerado um componente de suprimentos. Técnicas de sourcing estratégico também são aplicadas a áreas não tradicionais, tais como serviços ou capital.

Análise SWOT ou Análise FOFA ou FFOA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa.

Trabalho em equipe; Método de organização e treinamento que desenvolve o espírito de equipe entre administradores e demais funcionários, visando otimizar a comunicação interna, eliminar resistências individuais e acirrar a competição em âmbito empresarial.

TMS (Transportation Management System), é o Sistema de Gestão de Transporte e Logística, um software para melhoria da qualidade e produtividade de todo o processo de distribuição. Este sistema permite controlar toda a operação e gestão de transportes de forma integrada.

A gestão da qualidade total (em língua inglesa "Total Quality Management" ou simplesmente "TQM") consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos os processos organizacionais.

Na distribuição e logística de muitos tipos de produtos, de identificação e rastreio ou de localização e seguimento, diz respeito a um processo de determinar os locais atuais e do passado (e outras informações) de um único item ou propriedade.

A rotatividade de pessoal (também Turnover), no contexto de Recursos Humanos, refere-se à relação entre admissões e demissões ou à taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos - de uma organização. Normalmente é expressa em termos percentuais. Pode ser também um indicador de saúde organizacional.

Um sistema do tipo chamado Warehouse Management System (WMS), ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, é uma parte importante da cadeia de suprimentos (ou supply chain) e fornece a rotação dirigida de estoques, diretivas inteligentes de picking, consolidação automática cross-docking para maximizar o uso do valioso espaço do armazém.

VUCA é uma sigla utilizada para descrever ou refletir sobre a volatilidade (volatility), incerteza (uncertainty), complexidade (complexity) e ambiguidade (ambiguity) das condições e situações gerais.

Trata-se de uma metodologia cujo princípio é a coleta, a organização e a análise de dados aplicada à gestão de pessoas para se ter uma visão mais estratégica do papel de cada colaborador dentro de uma organização.

Sobre a logística da Medicalog

O prazo de entrega ou coleta de sua encomenda, está diretamente ligado à sua região/localização. Para obter detalhes, orientamos que entre em contato com a loja onde realizou sua compra e questione o prazo de entrega. Aproveite este momento para confirmar seus dados (exemplo: endereço de entrega).
Se sua encomenda não chegou no prazo informado no ato da compra, orientamos que você consulte sua remessa em nosso site em tempo real através do rastreamento. Nela, você poderá acompanhar o andamento de sua encomenda utilizando o número do seu CPF, do pedido ou da remessa. Esse acesso está disponível no canto superior da tela... Se a dúvida persistir, nos procure por meio dos canais Fale Conosco, aqui no site mesmo.
  • Expedição – É a origem do pedido, significa que já recebemos o seu produto.
  • Consolidada – A mercadoria já está preparada para entrar no fluxo de transferência.
  • Transferência – Sua compra já está a caminho da unidade que realizará a entrega.
  • Transferida/Liberada – Seu pedido já chegou na unidade, em breve seguirá para entrega.
  • Em rota – O pedido já está na rua a caminho de sua residência (prazo de até 48 horas).
  • Redespachado – O volume foi enviado ao endereço de entrega pelos Correios.
  • Entregue – A remessa já foi entregue no endereço informado.
  • Pendente – Significa que o motorista não conseguiu realizar a entrega. Ver mais detalhes na pergunta “Meu pedido está com status pendente ou não pude receber a encomenda no momento da entrega, o que fazer?”
  • Não visitado (liberada) – Por motivos Operacionais o local de entrega não foi visitado, após sair em rota.
  • Reentregar (liberada) –Nossa equipe tratou uma pendência que existia e solicitou a reentrega.
  •  A Devolver destino/ Dev. Transferência/ A Devolver origem/ Dev. Em rota – A mercadoria está em processo devolução, para maiores informações consulte a loja.
  • Devolvida – A mercadoria foi devolvida, para maiores informações consulte nosso sac.
Você pode entrar em contato com a Medicalog por meio dos canais Fale Conosco aqui no site mesmo. Para alteração de endereço, correção de dados ou outras informações cadastrais, faça contato imediato com o representante ou com a loja onde realizou sua compra.
Utilizando a nossa ferramenta de rastreamento acima. Se sua remessa foi redespachada, no campo recebedor, haverá um código destacado. Clique nele e abrirá uma janela com o rastreamento dos Correios.
Esta é uma situação anormal. Por isso, orientamos que faça contato imediatamente conosco por meio dos canais Fale Conosco aqui no site mesmo ou no nosso sac.

Esta é uma situação anormal. Caso seja um defeito de fábrica, orientamos que entre em contato com nosso sac. Se for um dano aparentemente provocado por movimentação, nos contate imediatamente por meio dos canais Fale Conosco aqui no site mesmo ou nosso sac.

Nesta condição, orientamos que entre em contato imediatamente com a loja onde realizou a compra, para efetuar as alterações necessárias. Quanto mais rápido você providenciar a correção, mais rápido será a entrega/coleta de sua encomenda.

Algumas vendas feitos por nossos clientes oferecem a opção de retirada no próprio estabelecimento, no entanto essa preferência é apontada no momento da compra.
Orientamos que contate a sac para averiguar a sua necessidade.

Caso apenas deseje uma nova tentativa de entrega, não se preocupe, tentaremos novamente em até 48 horas.

Se quiser complementar ou alterar o seu endereço de entrega, ou se no status pendente houver as sinalizações SF, EX ou RB, sugerimos que entre em contato com o SAC.

Se a Nota Fiscal não foi entregue em mãos ou se não estiver na parte externa ou interna da embalagem, por favor nos contate imediatamente para geração de 2ª via por meio dos canais Fale Conosco nesse site mesmo.

Esta é uma situação anormal. Por isso, orientamos que faça contato imediatamente conosco por meio dos canais Fale Conosco aqui no site mesmo.

O processo de padronização, consiste no transbordo de peças de embalagens de propriedade do fornecedor e/ou fora do padrão para embalagens padrão do cliente, assegurando a integridade das peças, a padronização das embalagens e a otimização dos veículos na operação de transporte.

É a essência da segurança corporativa, que atua no sentido de reconhecer as ameaças e saber que o risco pode controlado, contido ou diminuído.

A Medicalog acredita que o gerenciamento de riscos é primordial para a manutenção e aprimoramento da segurança pessoal e material em todas as atividades da empresa. Para tanto, a Medicalog conta com um programa de gerenciamento de riscos e segurança

O GRIS é composto por um conjunto de técnicas com o objetivo de reduzir as possibilidades de ocorrência de sinistros em todas as atividades da empresa. Esse sistema contempla os seguintes cuidados: (GRIS) moderno e eficaz.

  • Desenhar, caso a caso, cada uma das atividades e/ou operações a ser realizadas;
  • Identificar como prevenir eventuais perdas;
  • Monitorar e aprender com as eventuais perdas, pois todo sinistro traz uma lição;
  • Assessorar Clientes, Fornecedores e Funcionários usuários do Sistema;
  • Contratar apólices de seguros de forma correta, compatível e adequada a cada
    operação.

Na administração do Sistema de Gerenciamento de Riscos e Segurança (GRIS), três fases são rigorosamente cumpridas:

ANTES – quando é estabelecida a tecnologia a ser utilizada, os procedimentos e o treinamento.

DURANTE – quando reagimos em caso de sinistros.

DEPOIS – no processo investigatório.

É um sistema de registro, monitoramento e apresentação do status da carga via Web em tempo real.

Sistema de rastreamento de carga, veículos e motoristas. O sistema permite o envio de mensagens entre a empresa e o veículo, e vice-versa, a localização através de mapas digitais, o envio de comandos e o recebimento de alertas, permitindo ao cliente completo gerenciamento da frota onde quer que ela esteja.

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